segunda-feira, 1 de junho de 2009

No Núcleo de Educação Continuada (NEC) da Universidade estamos desenvolvendo atividades referente à Educação Ambiental e Direitos Humanos, para serem trabalhadas nas escolas. Na aplicação de uma das atividades na turma de 3º ano haviam crianças que não sabiam ler e pela idade já retidas na mesma turma.

Com isso vem a pergunta como trabalhar com uma turma onde parte é alfabetizada e outra não?

A exemplo do que coloquei quanto a postura de pesquisador de quem alfabetiza (na realidade de quem ensina) a atividade era sobre os valores e/ou direitos importantes para a construção de uma boa sociedade.

Quando veio a palavra Justiça houve o questionamento se era algo bom ou ruim. Para nossa surpresa a reposta foi unânime :

_ É ruim!


O conceito construído deles é da justiça que puni e não como instância reguladora da sociedade ou um valor para nos ajudar a direcionar nosso julgamento.

É precisamos ampliar nosso olhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário